segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Tuberculose e Pneumonia



Camila Schiavon Tigrinho

Tanto a tuberculose quanto a pneumonia são doenças, que podem comprometer gravemente o sistema respiratório. Entre tantas semelhanças, encontramos a diferenças entre elas.
            A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria, chamada Mycobacterium Tuberculosis ou Bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões. Entretanto, pode ocorrer em outras partes do corpo. Já a pneumonia pode ser causada por um vírus, bactéria, fungo e por outros agentes químicos; é uma infecção que afeta os alvéolos e os brônquios.
            A transmissão da tuberculose acontece por via direta, ou seja, pelo ar, ao contrário da pneumonia, pois os agentes infecciosos desta não são facilmente transmitidos.
            Além disso, possuem também sintomas diferentes: dentre os sintomas da pneumonia, estão febre alta, tosse, dor toráxica, alterações de pressão, confusão mental, mal-estar, falta de ar, secreção esverdeada ou amarela e fraqueza. Os sintomas da tuberculose são: tosse, mal-estar, dor toráxica, anorexia, suor excessivo, febre, dificuldade respiratória e cansaço.



Um comentário: