segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Entenda qual é a diferença entre Ballet e Jazz




Heloísa Caruso
Muitos confundem Ballet e Jazz. São danças que exigem disciplina e são cheias de benefícios, porém, são repletas de diferenças.
O Ballet, que tem origem da Itália e foi desenvolvido na França, é uma dança clássica. Já no caso do Jazz é uma dança moderna, que trabalha intensamente o ritmo.
Todos podem praticar ambas as danças, mas são necessárias horas de dedicação e muito empenho. E o principal é ter uma alimentação equilibrada e adequada.
Atualmente, o Ballet é uma dança bem procurada nas academias, principalmente por adultos. O Ballet trabalha todo o corpo, como postura, flexibilidade e equilíbrio.
De acordo com Paula Moletta, que dança há 20 anos e atualmente é professora de Ballet, os benefícios são: alongamento corporal, coordenação motora, flexibilidade, postura, além de ajudar na disciplina, memória e desenvolve musicalidade. Porém, Paula disse que há risco de algumas lesões, como por exemplo; lesões nos pés, joelhos, quadris e costas. Tendinites nos pés, articulação do joelho com desgastes devido ao impacto, e no quadril devido ao endehor (que é um nome utilizado para definir uma posição do Ballet).




O Jazz é uma dança mais solta, diferente do Ballet, em que é tudo bem marcado. Os dançarinos parecem “bonecos” cujos movimentos são controlados. No Jazz, é possível soltar o corpo e o deixar levar no ritmo da música. Assim como o Ballet, o Jazz traz benefícios como flexibilidade, alongamento e coordenação motora e tem também risco de algumas lesões, por isso é sempre bom estar acompanhado de um professor, principalmente para os iniciantes.
Agora que foi explicada a diferença das danças, é só escolher a preferida e soltar o corpo, mas, lembre-se de ter paciência, pois no início tudo parece difícil!
 

11 comentários: