segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Não é o único!




                          Laura B. M. Kovaleski.

Muitas pessoas conhecem o grande naufrágio do transatlântico RMS Titanic, mas muitas nunca ouviram falar de um dos mais catastróficos naufrágios do mundo o SS Wilhelm Gustloff. Para começar os dois não tiveram tanta diferença no quesito “naufragar em mares nórdicos”.
O RMS Titanic é mais conhecido, por ter sido o primeiro transatlântico. Foi construído para não afundar, mas a topada com um iceberg mudou essa completamente essa ideia. Ele havia zarpado de New York city com destino a Londres, mas no dia 15 de abril de 1912, o navio naufragou. Das 2.240 pessoas embarcadas só 1517 sobreviveram.






  Já o SS Wilhelm Gustloff era um transatlântico de luxo  alemão, de pouco antes da segunda guerra mundial, mas com a guerra, ele foi transformado em um navio-hospital, que ia da Alemanha à Rússia. O navio suportava mais de 2200 pessoas,mas , com a perseguição, muitos homens, mulheres e crianças entraram no navio para fugir dos nazistas. O navio saiu da Polônia em 12 de janeiro de 1945, com 9600 pessoas a bordo. Ás nove horas da noite, um submarino soviético os avistou, mandando mísseis ao navio e, assim, matando mais de 8000 pessoas.

Os dois naufrágios são interessantes, mas o RMS Titanic não foi o único e devemos conhecer melhor outras coisas  também.                                                                                                                                                                          
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário